Uso Consciente de EPI

Os acidentes de trabalho ainda são muito comuns, sem falar das doenças ocupacionais, pois trabalhadores de todas as idades, depois de alguns anos trabalhando na mesma profissão, acabam tendo sintomas que podem ser das doenças do trabalho, inclusive, alguns trabalhadores nunca se recuperam delas.

Na realidade, a grande maioria dos acidentes ocorrem por descaso das empresas e dos trabalhadores, porque muitos deles não são qualificados para o cargo que exercem, alguns fazem as atividades sem prestar atenção, as empresas não ficam atentas às condições do ambiente de trabalho e diversos empregados não usam seus EPIs.

Uso consciente de EPI

 

Uso consciente de EPI

EPI significa (Equipamentos de Proteção Individual), esses materiais são de uso obrigatório, em todas as profissões, desde a mais perigosa até a que parece que não oferece risco algum. Os EPIs  mais comuns são: botas, protetor solar, cintos de segurança, luvas, capacetes, mangotes, máscaras, protetores auriculares, óculos de segurança, entre outros.

uso consciente dos equipamentos de proteção individual (EPI), é imprescindível para garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores, pois eles podem evitar pequenos e grandes acidentes de trabalho, sem falar nas doenças ocupacionais que atingem trabalhadores de todas as áreas e profissões.

Os EPIs, que são os equipamentos de proteção individual, garantem segurança no ambiente de trabalho, acabando com a exposição aos riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

A responsabilidade das empresas

As empresas têm por obrigação, realizar um estudo de todos os riscos de doenças ocupacionais presentes nos estabelecimentos, assim elas podem adquirir todos os equipamentos de proteção individual que farão com que os trabalhadores exerçam suas atividades profissionais com conforto e segurança.

Os EPIs são muito importantes para proteger a saúde e a vida dos profissionais de maneira individual, diminuindo ou até acabando com todas as ameaças que assombram todos os trabalhadores durante o período de trabalho.

De acordo com a norma técnica NR 6, o uso dos EPIs é obrigatório e devem ser disponibilizados gratuitamente pela empresa ao trabalhador, para que ele desempenhe as suas atividades corretamente e com segurança, dentro e fora da empresa. Os responsáveis pela empresa e bem-estar dos trabalhadores, devem ficar atentos para que todos usem os equipamentos de proteção individual de forma correta.

Os EPIs precisam ser usados pelos funcionários até o final do horário de expediente, seguindo as determinações do Ministério do Trabalho e da empresa. Caso um empregado realize as suas tarefas sem seu EPI, ele está arriscando a sua vida e saúde, pois se um acidente acontecer e ele não estiver protegido, ele poderá ficar gravemente ferido e até morrer. Outra consequência é ficar incapacitado de realizar as suas atividades, tendo assim que deixar seu emprego.

Em resumo, é importante que todos se conscientizem sobre o uso de EPI, por isso, funcionários e chefes devem ficar muito atentos a isso, porque os equipamentos de proteção individual podem salvar muitas vidas e prevenir doenças ocupacionais. Então se é um trabalhador consciente, responsável e quer manter a sua integridade física, use sempre os seus equipamentos, que precisam estar em ótimo estado, se não estiverem, fale com seu supervisor, que ele lhe dará outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *