Por Que Você Deve Usar Protetor Auricular?

Os trabalhadores todos os dias se deparam com muitos riscos em seu ambiente de trabalho, pois os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais podem acontecer com qualquer funcionário. As empresas contam com muitos itens criados para proteger os seus empregados, sendo que os equipamentos de proteção são essenciais.

O trabalhador, principalmente os que trabalham com máquinas pesadas, construções e em ambientes com diferentes ruídos, podem contrair problemas de audição, no entanto, para que ele continue com os ouvidos perfeitos, é essencial usar um equipamento de proteção individual chamado protetor auricular.

A importância do protetor auricular

O protetor auricular é muito importante porque ele protege a audição do trabalhador, fazendo com que os barulhos provenientes das atividades profissionais não danifiquem os tímpanos. Esses protetores têm como funções, preservar e proteger os ouvidos do trabalhador.

O mau uso ou não utilização do protetor auricular pode provocar com o tempo, uma doença ocupacional chamada PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído), essa doença causa a redução ou perda da audição permanente, ou seja, para a vida toda.

Tipos de protetor auricular

Tampão – O protetor auricular tipo tampão possui uma haste para um tampão auricular e um tampão auricular incorporado a haste, que inclui uma parte de acoplamento para receber e segurar o som.

Concha – Esse tipo de protetor auricular é composto por duas conchas de plástico, com bordas acolchoadas com espuma com revestimento de PVC, que dão muito conforto e proteção ao trabalhador.

Silicone – Esse protetor auricular é o mais duradouro e fabricado 100% com silicone, pode ser lavado, é durável, higiênico e possui várias cores e muitos formatos. É possível encontrar os protetores auriculares de silicone com plugs de cores diferentes para diferenciar o uso no ouvido esquerdo e direito.

Espuma – O protetor auricular do tipo espuma é moldável, tem formato de cone, base plana e modelo arredondado para oferecer mais conforto ao funcionário. O protetor auditivo de espuma é de tamanho único que pode ser moldado de acordo com a necessidade de cada trabalhador. Ele é descartável.

Dicas para usar o protetor auricular

1 – O protetor auricular deve ser cuidado com muita higiene e quando for descartado, é preciso jogá-lo no lixo corretamente, porque é um resíduo com riscos biológicos.

2 – Troque o protetor auricular sempre que precisar.

3 – Não pegue no protetor com as mãos sujas.

4 – Evite a aproximação do seu protetor com produtos químicos.

5 – O protetor auricular é um equipamento de proteção individual e não um adorno, ou seja, não ponha seu protetor no pescoço ou pendurado na calça.

6 – Guarde de forma correta e não leve para casa.

7 – Quando terminar o horário de trabalho, lave seu protetor de acordo com o treinamento que recebeu.

8 – Jamais use protetor auricular de outra pessoa.

O uso correto do protetor auricular garante a eficácia do produto. A higiene do protetor auricular e o bom uso promovem a saúde física do trabalhador. Para usar do jeito certo o protetor auricular, os trabalhadores precisam fazer um treinamento dentro da empresa.

Portanto para garantir a saúde dos seus ouvidos, use sempre o protetor auricular, que é obrigatório para todos os profissionais que trabalham em cargos barulhentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *