Palestras como Forma de Conscientização

Diariamente nos deparamos com notícias de acidentes de trabalho, em alguns casos eles levam até a morte, em outros casos inutilizam o profissional para exercer as suas atividades, por isso, é muito importante a segurança do trabalho.

A segurança do trabalho deve fazer parte de todas as empresas, principalmente das que possuem profissionais que realizam atividades de risco e profissionais que ficam muito tempo sentados perto de um computador.

A segurança do trabalho é colocada em prática dentro de uma empresa por meio de uma equipe multidisciplinar composta por um médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de segurança do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho, todos com um único objetivo assegurar a saúde e bem-estar dos profissionais.

Uma das formas que a segurança do trabalho utiliza para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais é a SIPAT.

O que é SIPAT?

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é um treinamento profissional que deve fazer parte da programação da empresa uma vez ao ano e a duração deve ser de uma semana inteira conforme NR 05. Na SIPAT os trabalhadores de determinada empresa ficam por dentro de todos os assuntos relacionados à segurança do trabalho.

A SIPAT traz jogos, gincanas, música, teatro e palestras para conscientizar a todos os profissionais que seu bem estar depende não só do ambiente de trabalho, mas também deles.

Importância das palestras como forma de conscientização

Segundo o palestrante da empresa Conceito Zen que é especializada em atividades para SIPAT “as palestras têm grande importância em uma SIPAT para conscientizar os trabalhadores, porque são usadas histórias reais, gráficos, desenhos e outros meios para mostrar aos trabalhadores os riscos que eles correm todos os dias no ambiente de trabalho de contrair uma doença ocupacional ou sofrer algum acidente de trabalho“.

Ainda segundo Rafael, as palestras devem ser dinâmicas para que os profissionais não se cansem e se interessem pelos assuntos abordados. Além de contar com profissionais da segurança do trabalho da própria empresa nas palestras é interessante convidar profissionais de fora para comandar as palestras, porque eles vêm com novas histórias e perspectivas, além disso, eles têm uma nova forma de abordar os assuntos que têm relação com acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Trazer palestrantes de fora para ajudar nas informações de uma palestra é um jeito de inovar e segurar a atenção de todos durante a apresentação.

Atualmente é possível encontrar empresas que oferecem palestras diferentes e interativas, algumas usam a tecnologia, outras o humor, teatro e até a música para conscientizar os trabalhadores da importância da segurança do trabalho dentro de uma empresa não importando o tamanho, pois sendo de pequeno, médio ou grande porte, as empresas devem oferecer palestras informativas e que falem dos assuntos de uma maneira fácil e simples, para que todos os trabalhadores entendam do que estão falando.

Após passar por uma palestra bem feita, os trabalhadores se tornam profissionais mais conscientes de suas obrigações e direitos. Eles também começam a ter mais cuidado com a postura e com a realização das suas atividades trabalhistas. Uma palestra auxilia os trabalhadores até em sua vida pessoal, fazendo com que parem de beber, fumar e se drogar e ainda ajuda na educação financeira, deixando a vida do trabalhador mais leve e livre de dívidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *