Óculos de Proteção no Ambiente de Trabalho

O ambiente de trabalho é um local que deve oferecer segurança e conforto a todos os seus funcionários, por isso são essenciais os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), pois eles foram criados para proteger a integridade física e saúde de todos os trabalhadores. Entre os equipamentos mais usados estão os óculos de proteção.

A importância dos óculos de proteção no trabalho

Os óculos de proteção, também chamados de óculos de segurança, são equipamentos muito importantes em um ambiente de trabalho, eles são usados em várias atividades profissionais, que podem ser industriais ou comerciais.

A legislação brasileira obriga a utilização dos óculos de proteção nas atividades que podem prejudicar os olhos. Os óculos de proteção foram criados para proteger os olhos de fogo, faíscas, produtos químicos, infecções e outros agentes.

Os óculos de segurança não podem deixar de ser usados, porque se os olhos sofrerem algum acidente e forem lesionados, o trabalhador ficará inválido para cumprir as suas atividades e assim ficará sem trabalho.

Os óculos que previnem os acidentes de trabalho são feitos com materiais resistentes aos mais diversos agentes agressores à saúde dos olhos. Os óculos de proteção trazem uma espécie de elástico para que fiquem seguros na cabeça dos trabalhadores. Esses equipamentos devem ser confortáveis e por nenhum motivo podem ser tirados dos olhos.

Funcionários que trabalham com solda, produtos químicos perigosos e outras coisas que podem atingir os olhos, têm por obrigação usar os óculos de proteção até o final da atividade, pois somente assim, ele garantirá que nada de mal acontecerá com os seus olhos.

Os óculos de proteção devem ser fornecidos aos trabalhadores pelo dono da empresa, mas eles precisam passar pelo profissional de segurança do trabalho e também é necessário que passe por testes rigorosos, para garantir que eles não vão permitir que substâncias estranhas entrem em contato com os olhos e também eles devem ser resistentes para aguentar diferentes impactos.

Quando o trabalhador perceber que há alguma coisa estranha com os seus óculos de proteção, ele deve imediatamente procurar um profissional de segurança do trabalho da empresa, pois ele é o responsável pelo fornecimento do novo equipamento.

Os óculos de proteção devem ser transparentes para que os trabalhadores vejam o que estão fazendo, precisam cobrir toda a área dos olhos para evitar queimaduras, impactos e até a cegueira. O material usado para fazer os óculos de proteção são resistentes e muito duráveis.

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), são essenciais para prevenir acidentes e doenças ocupacionais, esses equipamentos devem ser armazenados de forma correta, não podem ter nenhum problema em sua superfície e todos os funcionários que o usarem devem ter um treinamento específico pela equipe de segurança do trabalho da empresa, para manusear os equipamentos da forma certa.

Portanto os óculos de proteção são equipamentos de proteção individuais importantes para proteger os olhos e uma parte do rosto, dos diferentes acidentes de trabalho que podem acontecer no ambiente profissional. Então todos os trabalhadores devem usar os equipamentos de proteção.