O valor de uma SIPAT para a Prevenção

As empresas precisam realizar um evento anual chamado SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Neste evento os trabalhadores são convidados a participar de palestras, peças teatrais, atividades de grupo e dinâmicas interativas, durante o horário de expediente. O objetivo da SIPAT é conscientizar o trabalhador sobre a importância de se prevenir sobre os riscos com acidentes e cuidados com a saúde no ambiente de trabalho.

A semana em que se realiza o evento deve ser organizada pelo CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, em conjunto com o SESMT, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

As atividades da SIPAT

A empresa que deverá realizar a SIPAT contrata e convida palestrantes e profissionais do entretenimento, para abordar os temas selecionados. Os temas são escolhidos com o principal objetivo de favorecer a observação sobre si mesmo no ambiente de trabalho em relação com a saúde e a segurança. Além dos temas obrigatórios que devem ser aqueles que abordam doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo e alcoolismo, também é bom trazer para os trabalhadores assuntos sobre motivação, qualidade de vida, alimentação e hábitos saudáveis.

Durante os dias da SIPAT é possível tornar o programa mais interessante com atrações e atividades de lazer como bingos, gincanas, teatro, sorteios de brindes, e dinâmicas interativas. Estas atividades animam o ambiente e envolvem os trabalhadores de todos os setores, gerando maior integração na empresa.

Para estimular a saúde, também se pode contratar massoterapeutas e profissionais da área médica, para realizar medições de pressão e glicose. A família toda poderá participar do evento se assim houver uma intenção por parte dos organizadores. Ter a família presente neste tipo de evento favorece o vínculo familiar e melhora a saúde e o bem estar do trabalhador.

A importância da SIPAT

Através de um evento como a SIPAT a empresa deverá resgatar a motivação do trabalhador em desenvolver melhor o seu ofício. Ele se sentirá melhor assistido, se conscientizará sobre a importância de manter-se seguro com a utilização dos utensílios de segurança que a empresa disponibiliza, e compreenderá a necessidade de uma vida mais saudável.

Trabalhadores mais seguros e motivados geram maior lucro para as empresas, pois estão dispostos a colaborar com a equipe de maneira consciente. A empresa também obtém sucesso através da redução de ausências entre os trabalhadores, e no número de processos por acidentes.

Uma SIPAT bem organizada e estruturada oferece ao trabalhador, a oportunidade de mudança que faltava em sua vida. Muitos de nós passamos os dias estressados, e o estresse é a maior causa de doenças como hipertensão, obesidade, cefaleia, baixa concentração e problemas psicológicos. A partir da informação e interação adequada, a mudança de hábito entre os trabalhadores, deve acontecer naturalmente, sem muito esforço, apenas pela informação e utilização de ferramentas que motivam e incentivam a mudança.

Portanto, realizar uma SIPAT é uma demonstração de cuidado e atenção com os trabalhadores que, uma vez conscientizados, reconhecem e retribuem de forma a se dedicarem mais ao trabalho e ao desenvolvimento da empresa.