Importância da Segurança do Trabalho

A grande maioria das pessoas vive a maior parte do dia no trabalho, pois é de onde elas tiram o seu sustento e de toda a sua família. Todos os trabalhadores têm o direito de exercer as suas atividades em ambientes confortáveis, agradáveis e sem riscos de acidentes, por isso a segurança do trabalho é muito importante.

Importância da segurança do trabalho

A segurança do trabalho é importante porque é uma ciência criada com a função de prevenir os trabalhadores de doenças decorrentes das atividades trabalhistas, como as ocupacionais, nas quais o trabalhador contrai alguma doença por causa dos movimentos repetitivos ou má postura, e principalmente, dos acidentes do trabalho.

Os profissionais responsáveis pela segurança do trabalho nas empresas têm a função de calcular os fatores de risco de cada profissão, criando alternativas para garantir maior segurança.

A segurança do trabalho é essencial em todas as empresas, pois ela é um conjunto de medidas que devem ser aderidas por todas as companhias, para minimizar ao máximo todas as espécies de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Áreas pelas quais a segurança do trabalho é responsável

A segurança do trabalho dentro de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, tem muitas responsabilidades, entre as áreas que essa ciência abrange estão: higiene e segurança do trabalho, medicina do trabalho, ambiente do trabalho, doenças do trabalho, higiene do trabalho, metodologia de pesquisa, legislação, normas técnicas, responsabilidade civil e criminal, perícias, proteção do meio ambiente, iluminação e ergonomia, proteção contra explosões e incêndios e gerência de riscos.

Toda empresa que preza pelo bem-estar dos seus funcionários e pelo próprio, precisa adicionar em suas instalações uma equipe completa focada na segurança do trabalho. A equipe de segurança do trabalho, chamada de equipe multidisciplinar deve ser formada pelos seguintes profissionais: engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho, enfermeiro do trabalho e técnico de segurança do trabalho.

O que são acidentes de trabalho?

Os acidentes de trabalho que podem ser evitados com a segurança do trabalho são todos aqueles que acontecem quando os funcionários estão em pleno exercício de suas atividades profissionais. As seguintes situações são consideradas acidentes de trabalho: o acidente que ocorre quando o empregado está prestando serviços por ordem da empresa; o acidente que acontece quando o empregado está viajando a serviço da empresa e também o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o emprego ou vice versa.

As doenças causadas pelo trabalho também são consideradas acidentes de trabalho, essas enfermidades são comuns em trabalhadores que exercem uma profissão por muito tempo.

Principais fatores que causam os acidentes de trabalho

São muitos os fatores causadores dos acidentes de trabalho, e muitas vezes não só as empresas são as culpadas, como também os próprios funcionários. Os fatores que mais causam acidentes de trabalho são: o ato inseguro, que é aquele em que os profissionais realizam o trabalho mesmo sabendo que é perigoso e que não têm segurança suficiente para garantir a sua integridade física e o descaso do dono da empresa que coloca seus empregados para trabalhar em qualquer ambiente sem se preocupar com as condições.

Portanto, a segurança do trabalho é muito importante para garantir a saúde e bem-estar dos trabalhadores, proporcionando condições adequadas para o exercício das atividades profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *