A Importância dos Extintores de Incêndios

No ambiente de trabalho ou em casa podemos correr vários riscos simples ou muito graves, por isso temos que ter todo o cuidado e nos prevenirmos, pois a prevenção é a melhor aliada contra acidentes. Uma das piores coisas que podem acontecer no trabalho ou em casa, é um incêndio, porque, seja ele pequeno ou grande, os estragos são muitos, por isso é essencial contar com um extintor de incêndio.

A importância dos extintores de incêndios

Os extintores de incêndios foram criados para combater incêndios de pequenas proporções de maneira rápida e imediata, mas eles não podem substituir outras formas de combater incêndios, como as mangueiras de bombeiros, que são eficazes contra incêndios de grandes alcances. O uso do extintor de incêndio no ambiente de trabalho deve seguir as regras do fabricante do produto e das empresas.

A sinalização indicativa no combate e ação contra incêndios deve ser respeitada, pois é ela que mostrará o que deve ser feito em casos de incêndios, para que o fogo seja controlado e as pessoas saiam em segurança. Em caso de incêndios, procure deixar as passagens de emergência e as escadas livres, porque isso é fundamental para a segurança de todos que estão no ambiente de trabalho.

Dicas para usar os extintores de incêndios

1 – O extintor deve ser colocado em um local visível e sinalizado.

2 – O extintor de incêndio não pode ser colocado em rotas de fuga, portas e escadas.

3 – O extintor não pode ser colocado em lugares de difícil acesso.

4 – A instalação do extintor de incêndio deve ser feita na parede ou sobre suportes no piso.

5 – O lacre do extintor não pode estar rompido, caso esteja, deve ser trocado rapidamente.

6 – No ambiente de trabalho onde circula constantemente empilhadeiras, é comum que os extintores de incêndio sofram algumas avarias, e isso torna-os inadequados para uso, então se isso ocorrer, troque os produtos por outros totalmente novos.

7 – Os extintores devem ser colocados longe de equipamentos com energia elétrica, pois no caso de um incêndio, quando uma pessoa for pegá-lo poderá levar um grande choque.

8 – Os extintores também devem ficar longe de produtos inflamáveis.

9 – Para que o extintor seja uma ferramenta eficiente, é preciso que ele seja usado por uma pessoa da empresa que seja treinada para usar esse equipamento, e para garantir a eficácia do extintor de incêndio, procure se aproximar o máximo que puder do foco de incêndio.

Como evitar incêndios nas empresas

É difícil de acreditar, mas a maioria dos incêndios que ocorrem nas empresas são causadas pelo descuido de seus funcionários, por isso, algumas medidas devem ser tomadas, como: jamais fume perto de produtos inflamáveis; cuide para que a rede elétrica esteja em perfeito estado e não deixe as tomadas sobrecarregadas. Essas dicas também podem ser usadas para evitar incêndios em casa.

Portanto os extintores de incêndios têm extrema importância não só no trabalho, como também em casa, pois ele pode apagar pequenos incêndios e combater grandes incêndios até os bombeiros chegarem. Todas as empresas devem treinar seus funcionários para o uso correto dos extintores de incêndio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *