A Importância das Luvas de Segurança no Ambiente de Trabalho

Em um ambiente de trabalho é muito importante o uso dos equipamentos de proteção individuais, que foram criados para garantir a integridade física e bem-estar dos trabalhadores. É dever da empresa disponibilizar para os seus funcionários, todos os equipamentos de trabalho, como as luvas de segurança.

A importância das luvas de segurança no trabalho

As luvas de segurança têm como função, proteger as mãos, os pulsos e os braços dos trabalhadores dos mais variados riscos no ambiente de trabalho, nos quais estão: riscos químicos e biológicos, como bactérias e fungos e riscos mecânicos, como cortes, perfurações e queimaduras.

O profissional em segurança do trabalho tem a obrigação de adquirir os EPIs da empresa em que trabalha, no caso, das luvas de proteção, ele precisará considerar algumas coisas, como o tamanho da mão do trabalhador e o tipo de material, textura e tamanhos das luvas.

As luvas de segurança estão sendo fabricadas levando em conta a ergonomia e conforto dos trabalhadores. Estão sendo criadas luvas para todos os tipos de trabalho, inclusive, para manusear pequenas peças e ainda proteger o empregado de contaminação química.

Tipos de materiais usados na confecção das luvas de segurança

São muitos os materiais usados para a confecção das luvas de segurança, alguns deles são: lona, neoprene, PVC, látex e raspa de couro, vai depender do uso. Antes de adquirir as luvas de segurança é preciso fazer uma análise de cada trabalhador e escolher o equipamento mais adequado para ele.

Tipos de luvas de proteção

Luva de borracha isolante: Essa luva é indicada para proteger as mãos e os braços de choques em atividades que envolvem fios elétricos.

Luva tipo condutiva: É usada para proteger as mãos e os punhos, quando o trabalhador faz trabalhos em contato com partes energizadas.

Luva em borracha nitrílica: É usada para proteger as mãos do trabalhador de agentes químicos e biológicos.

Luva de proteção em PVC: Protege as mãos e os pulsos dos trabalhadores na hora do contato com graxa, óleo, ascarel e solventes.

Luva de proteção em raspa: Protege as mãos e os braços de agentes escoriantes e abrasivos.

Luvas de proteção confeccionadas em vaqueta: Também protege as mãos de agentes abrasivos e escoriantes.

As luvas usadas por trabalhadores nas mais variadas áreas devem estar em perfeito estado e não possuir buracos e nem cortes. Todo profissional que precisar usar luvas de segurança no trabalho, devem usar de acordo com o tamanho de suas mãos. O material da luva vai de acordo com a necessidade e escolhido pelo profissional de segurança do trabalho. Caso aconteça alguma coisa com as luvas, fale com o responsável e troque o equipamento.

Então se trabalha em uma profissão que corre risco de machucar as mãos ou os braços de alguma forma, não abra mão das luvas de segurança que podem salvar uma vida e prevenir a perda ou paralisação de um membro superior. Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), são obrigatórios por lei, e as empresas que não ficarem atentas ao seu uso correto, poderão enfrentar graves problemas com a justiça. Por este motivo, além de tratar do assunto diariamente, abordar o tema EPI dentro da SIPAT é fundamental para a conscientização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *